Funcionários engajados com o futuro da empresa trabalham mais satisfeitos.

Alguns fatores tendem a fazer com que as pessoas gostem mais de seus trabalhos.


Funcionários engajados com o futuro da empresa trabalham mais satisfeitos.

Uma disputa laboral no meio do ano passado em uma rede regional de supermercados no estado de Massachusetts, nos EUA, ilustra algumas dasmotivações e causas de satisfação das pessoas no trabalho.

Trata-se de uma centenária empresa familiar que enfrentou algumas turbulências no ano passado quando houve uma disputa política entre dois membros da família na terceira geração – dois primos, netos do fundador, que lideravam a empresa –, o que fez com que um deles fosse afastado por uma coalizão do outro primo com membros do conselho de administração e acionistas.

Os integantes não gostaram da mudança porque o estilo de gestão do líder afastado era muito apreciado. Fizeram uma greve, não por mais salários nem por garantia de emprego, pois isso não parecia ameaçado, mas porque queriam o antigo chefe de volta. Alguns clientes leais apoiaram.

O resultado foi que algumas lojas até conseguiram se manter abertas, mas com poucas mercadorias. Com isso, os integrantes da empresa conseguiram a volta do antigo chefe. Eles pareciam acreditar que o líder que havia sido afastado considerava que uma companhia familiar deveria cuidar de seus empregados como se eles realmente fossem uma família.

Os integrantes pareciam temer que, se empresa fosse eventualmente vendida para um fundo de investimento – o que parecia estar no horizonte do grupo que momentaneamente assumiu a gestão da organização –, a prioridade seria o retorno aos investidores e não a satisfação dos clientes e dos integrantes.

Disputas em empresas familiares são muito comuns. O que é raro é o envolvimento dos integrantes de forma pública, com ação tão forte como uma greve, o que acabou merecendo a atenção da mídia na época em que isso ocorreu.

Pode também ter havido receio de que uma nova administração tirasse algum benefício concreto dos funcionários. Porém, observando a reação aparentemente espontânea dos integrantes e como a história está bastante viva na memoria de alguns ainda hoje, pode-se imaginar que realmente a motivação das pessoas da empresa era manter um estilo de gestão e um padrão de liderança.

O inusitado também foi o envolvimento direto de muitos consumidores leais tomando partido ativo e público ao lado dos integrantes e da gestão que fora afastada.

Trata-se de uma história bem ilustrativa sobre o que, muitas vezes, leva as pessoas a estarem satisfeitas ou não no trabalho, fenômeno que vem sendo objeto de pesquisas há muito tempo. São muitas as teorias e concepções em torno disso.

As razões da satisfação no trabalho variam de acordo com os valores da sociedade, a conjuntura macroeconômica, as mudanças sociais, assim como questões de natureza individual, como a idade das pessoas, o tipo de trabalho, o nível educacional etc.

Parece ser cada vez mais recorrente o fato de que as pessoas, principalmente em posições de liderança, ficam satisfeitas em trabalhar em empresas nas quais elas são valorizadas e reconhecidas em um ambiente estimulante e desafiador.

O que parece fazer com que as pessoas gostem de seus trabalhos tem a ver com alguns fatores relevantes. Veja a seguir.

• Conhecimento do propósito e da estratégia da empresa e conexão clara entre o que cada integrante faz com as necessidades do negócio. Isso dá um senso de propósito e relevância para o trabalho das pessoas. A falta disso gera uma sensação de que estão trabalhando em um ambiente onde não há planejamento adequado.

• Saber exatamente o que a empresa espera das pessoas: o desempenho esperado e a forma como o trabalho deve ser feito têm que ser muito bem definidos, e o trabalho é bem projetado para facilitar a vida dos integrantes.

• As pessoas devem ter condições de pedir ajuda quando têm problemas, e a ajuda deve vir. Ser incapaz de realizar adequadamente seu trabalho é sempre motivo de insatisfação. A relação com os chefes e colegas deve ser de ajuda e apoio, não de controle e comando, criando-se, assim, um ambiente de cooperação e trabalho em equipe que torna as pessoas mais satisfeitas.

• A existência de um trabalho desafiador e interessante, no qual as pessoas possam crescer profissionalmente e pessoalmente, parece ser um elemento gerador de satisfação no trabalho.

Mas quando os integrantes de uma empresa se mobilizam em defesa de um estilo de liderança e de um determinado ambiente de trabalho, fica mais evidente que muitas pessoas efetivamente se preocupam com as condições de executar bem o seu trabalho, e isso acaba se tornando um forte elemento de satisfação na empresa.Assim como na história da rede regional de supermercados do estado de Massachusetts, sabemos que muitas empresas familiares têm dificuldades de sobrevivência por deficiências na gestão, por falta de visão estratégica, por carência de gestão operacional, mesmo quando engajam os integrantes.

(José Roberto Ferro é presidente do Lean Institute Brasil, escreve às terças-feiras)

Fonte: http://epocanegocios.globo.com/

Talvez você goste:

Art Café
  • Publicado em
  • 05/12/2023
Art Café
Canal SOITIC
  • Publicado em
  • 09/03/2023
Canal SOITIC
Plano de Saúde
  • Publicado em
  • 19/08/2014
Plano de Saúde
COMUNICADO
  • Publicado em
  • 14/08/2014
COMUNICADO