- Publicado em
- 28/12/2023
Carregando...
Os brasileiros atingem hoje a marca de R$ 1 trilhão de impostos pagos neste ano. Isso representa 11 dias mais cedo do que em 2014, segundo a Associação Comercial de São Paulo (ACSP). No ano passado, esse valor foi atingido somente no dia 10 de julho, segundo dados do Impostômetro, da ACSP
O Impostômetro soma os tributos federais, estaduais e municipais pagos desde o primeiro dia deste ano.
O site www.impostometro.com.br, mantido pela ACSP, acompanha a arrecadação em tempo real.
Nova metodologiaAs comparações entre 2015 e 2014 já contemplam a nova metodologia do Impostômetro.
Em maio deste ano, foi alterada a forma de medição da carga tributária na ferramenta, em função da mudança na metodologia do cálculo do PIB (Produto Interno Bruto) implementada em março pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Com isso, os valores exibidos pelo painel passaram a considerar novos dados de arrecadação de Imposto de Renda e de contribuições federais.
Também foram incluídas arrecadações de municípios que, antes, não estavam sendo informadas à Secretaria do Tesouro Nacional.
Grande parte do valor que o consumidor paga pelos produtos que compra corresponde a impostos. A seguir, veja quais são os produtos que, no Brasil, têm mais tributos embutidos nos seus preços, segundo o IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário) CLIQUE E SAIBA MAIS: http://economia.uol.com.br/album/2012/05/28/os-10-produtos-com-maior-incidencia-de-impostos-no-brasil.htm#fotoNav=1Fonte: http://economia.uol.com.br