- Publicado em
- 28/12/2023
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Além de melhorar o clima no ambiente, a cortesia se reflete no desempenho das equipes Lembrar do aniversário de um colega ou dar bom-dia quando chega na empresa não se aprende na pós-graduação ou em um MBA. Ao praticar a gentileza, no entanto, esse profissional mostra muito mais do que a capacidade de ser delicado com o outro, mas a sua habilidade de enxergar quem está por trás das funções. Dessa forma, além de melhorar o clima no trabalho, a cortesia se reflete no desempenho da equipe.
— O momento da cordialidade é quando se faz realmente a gestão de pessoas. Quando eu olho para o outro e consigo enxergar a pessoa além do profissional, posso torná-lo mais importante na engrenagem da empresa e fazer com que isso se reverta em resultados — destaca Eduardo Shinyashiki, especialista em desenvolvimento das competências de liderança e preparação de equipes. Para Carlos Eduardo Ribeiro Dias, CEO e sócio da Asap, há segmentos nos quais a relação amistosa entre as pessoas não impacta diretamente na produtividade. — Em setores competitivos, como na área de vendas ou na bolsa de valores, o ambiente costuma ser mais hostil. Mas isso não quer dizer que se deva esquecer as regras básicas da boa educação. Isso não cai bem em nenhuma área — salienta Dias. Além disso, o profissional capaz de demonstrar cordialidade costuma reunir outras características muito bem conceituadas no mercado de trabalho, como a capacidade de superar conflitos, solucionar problemas, facilitar negociações e trabalhar em grupo. Mostrar-se sensível em relação ao outro é atributo que pode ser conquistado no dia a dia, afirma Doris Azevedo, autora do livro Etiqueta e Contraetiqueta. — Gentileza é um exercício que tem de ser aplicado continuamente até se tornar rotina — ensina Doris. Segundo a consultora de etiqueta empresarial Célia Leão, os líderes devem ser os primeiros a adotar o cumprimento, o agradecimento e o respeito no ambiente de trabalho: — É duro chegar de manhã e encontrar o chefe mal-humorado. Cada destempero dele coloca em xeque a sua competência para coordenar a equipe, já que não sabe gerenciar o seu próprio temperamento.
Cordialidade que aproxima Quando montou a empresa de design Sceno, Roberto Bastos e seus sócios Gabriel Gallina, Fernando Franco e Reinaldo Forte tinham como um dos focos do negócio a valorização das pessoas. Sendo assim, passaram a estimular no time de 12 funcionários a cultura da camaradagem. — Temos como hábito convidar uns aos outros para almoçar juntos, e a hora do lanche da tarde se torna um momento de descontração no escritório. Além disso, fazemos comemorações informais nas datas especiais e estimulamos a oferta de carona entre os membros da equipe — conta Bastos. Com esse espírito, a arquiteta Luciana Tissot costuma dar carona em seu carro para a colega Gabriele Morgan Pereira nas noites em que as duas saem do trabalho em direção à universidade. — Nos organizamos para sair no mesmo horário e, assim, o caminho que seria longo e monótono passa a ser uma parte divertida do dia, quando podemos conversar e conhecer melhor uma à outra. Essa iniciativa nos aproximou e teve reflexo no trabalho, pois ficamos cada vez mais à vontade uns com os outros — diz Luciana.
Como ser gentil Ao falar ao telefone Fale o necessário sem elevar o tom de voz. Atenha-se a assuntos de trabalho no ambiente profissional. Pratique ao telefone as mesmas regras de educação usadas no cotidiano. Cumprimente, agradeça e transmita clara e objetivamente sua mensagem.
Ao usar o celular As mesmas orientações do uso do telefone valem para o celular, com o diferencial de poder desligar ou deixar o aparelho no toque silencioso para posterior retorno. Afastar-se de um grupo para atender a uma chamada é de bom tom, mas seja breve e peça licença para sair e desculpas pelo afastamento ao voltar.
Em reuniões Estabeleça e cumpra horários e pautas, faça a introdução e encerramento com saudações e agradecimentos devidos. Dessa forma, a reunião terá mais chance de ser produtiva e consequentemente bem-sucedida.
Em festas de trabalho As comemorações com colegas de trabalho são uma extensão do ambiente profissional. E requerem uma postura coerente com a imagem projetada no ambiente profissional.
Retorno de e-mails Se não puder responder logo, no mínimo, devemos acusar o recebimento e dar uma previsão de data para a resposta.
Na utilização dos ambientes comuns (refeitório, banheiro, fumódromo) Respeite a destinação dos ambientes e tenha a consciência do uso coletivo do espaço. Essa é a condição básica para o bom convívio social e profissional.
No elevador O ambiente reduzido do elevador potencializa a observação dos cumprimentos, gentilezas e agradecimentos. A interrupção de assuntos até o destino final é o que se espera das pessoas bem educadas.
Sempre vale lembrar — Cuidado: não confunda elogios com bajulação (todos percebem quando o elogio é sincero e quando ele vem "da boca para fora"). Também não confunda sinceridade com franqueza. — Busque se aproximar dos colegas, saber um pouco mais da sua vida. Mas não seja indiscreto, respeite os limites do outro. —Tente se colocar no lugar do outro, respeite as diferenças. — Não esqueça de cumprimentar a todos que cruzam seu caminho pela primeira vez no dia. — Atenda ao telefone do colega e anote o recado quando ele não estiver na mesa. — Seja solidário. — Peça desculpas quando perceber que estava errado. — Não esqueça de sorrir.
Fonte: Doris Azevedo, autora do livro Etiqueta e Contraetiqueta