- Publicado em
- 28/12/2023
Carregando...
No Brasil, é alta a percepção de que a falta de talentos tem impacto na capacidade das empresas atenderem as
necessidades dos clientes, porém poucas delas colocam em prática estratégias para contornar o problema.
A 10ª edição da Pesquisa anual sobre Escassez de Talentos, realizada pelo ManpowerGroup, apontou o Brasil como segundo país de toda a América Latina (atrás apenas do Peru) que mais sofre para contratar funcionários. O levantamento revelou que 61% dos executivos da área de RH encontram dificuldades na hora de contratar mão de obra qualificada, principalmente em setores que envolvam conhecimento técnico. A média global, neste caso, é de 38%, e no restante do continente americano, de 42%. No ranking mundial, o Brasil também aparece na quarta posição dentre 42 países com dificuldade de recrutar novos talentos.
Em defesa, os líderes empresariais apontam a má qualificação ou mesmo a falta de profissionais disponíveis no mercado. No mundo, os cargos que sofrem mais com a falta de profissionais são: chefes de cozinha, padeiros, mecânicos, eletricistas e açougueiros. Todas as profissões consideradas de “ofício”.
Outro dado importante, de acordo com o estudo, é que a cada cinco empregadores, somente um está pensando em mudar suas práticas de RH para que ocorra maior desenvolvimento dentre os colaboradores.
Confira os profissionais que estão em falta no Brasil: 1. Técnicos; 2. Trabalhadores de ofício; 3. Operadores de produção e máquinas; 4. Pessoal de apoio de escritório; 5. Operários; 6. Motoristas; 7. Representantes de vendas; 8. Engenheiros; 9. Contadores e profissionais de finanças; 10. Profissionais de TI.
Fonte: http://www.mundocarreira.com.br/