- Publicado em
- 28/12/2023
Carregando...
No dia 27 de maio, comemoramos o Dia do Serviço de Saúde. A data foi escolhida em homenagem ao Patrono do Serviço de Saúde, General de Brigada Médico João Severiano da Fonseca, que nasceu nessa data, no ano de 1836, no município alagoano atualmente chamado Marechal Deodoro.
Era um dos dez filhos da Sra Rosa Maria Paulina da Fonseca e do Tenente Coronel de Infantaria Manoel Mendes da Fonseca, cujos varões seguiram a vocação militar do patriarca e abraçaram a carreira das Armas, determinados a servir à Pátria. Dentre os irmãos de João Severiano Fonseca, há que se destacar o Marechal Deodoro, proclamador da República e primeiro presidente do Brasil; o Marechal Hermes Ernesto, governador da Bahia e do Mato Grosso; e o Marechal de Campo Severiano da Fonseca, primeiro e único barão de Alagoas. Outros três irmãos faleceram em combate nas batalhas de Curupaiti, Itororó e Curuzu.
O jovem João Severiano inicialmente ingressou na Faculdade de Medicina da Corte em 1853 e, ainda estudante, demonstrando altruísmo e elevado senso humanitário, atuou durante a epidemia de cólera ocorrida na cidade do Rio de Janeiro em 1855. Por essa nobre ação, foi condecorado pelo Imperador D. Pedro II com a Comenda da Ordem da Rosa, no grau de Cavaleiro.
O General João Severiano reunia as qualidades de médico, leal e competente, ao bom soldado, corajoso e prudente. Foi o primeiro militar agraciado com a honraria de integrar a Academia Imperial de Medicina como membro efetivo, além de ter sido admitido no Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, por ter realizado diversos trabalhos nas áreas de geografia, história, poesia, literatura e etnologia, que divulgaram nosso País, revelando suas potencialidades extraordinárias em sua maior obra, intitulada “Viagem ao redor do Brasil”, evidenciando as preciosidades de nosso interior.