- Publicado em
- 28/12/2023
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Quando você pensa em business intelligence (BI), imagina multinacionais enormes que monitoram milhões de linhas de dados sobre vendas e receita? Ou pensa naquele restaurante familiar da esquina, que registra quais itens do cardápio são mais vendidos em determinado dia?
Anteriormente, o setor de business inteligence estava estruturado para atender principalmente a grandes empresas com orçamento para ter pacotes de software completos e equipes de analistas fazendo cálculos ininterruptamente. Porém, na última década, o setor evoluiu, a tecnologia foi aprimorada e o software se tornou mais leve e eficiente. Os resultados são soluções mais acessíveis para pequenas e médias empresas.
Ellie Fields, da Tableau, apresenta algumas dicas para pequenas e médias empresas que desejam tomar decisões baseadas em dados:
1. Busque uma solução que possa transformar qualquer pessoa em um analista de dados Cada vez mais, são criadas ferramentas eficazes de business intelligence que disponibilizam recursos de análise avançados e aprofundados para o usuário comum. Essa democratização dos dados permite que qualquer pessoa veja, explore e busque respostas nessas informações. Para pequenas empresas nas quais uma mesma pessoa desempenha várias tarefas, é essencial facilitar a análise de dados o suficiente para adaptá-la à sua função.
Antigamente (e, até certo ponto, hoje também) essas ferramentas exigiam um certo nível de conhecimento em programação para serem usadas, o que impedia a adoção por pequenas empresas. É irrealista esperar que todos os empresários ou pequenos comerciantes aprendam a programar. Afinal de contas, eles estão mais preocupados em atender os clientes, gerenciar os funcionários e consertar a caixa registradora.
Os avanços na capacidade do software de inteligência empresarial fizeram uma grande diferença. As melhores soluções para pequenas empresas geralmente são aquelas que não exigem conhecimentos em programação para criar painéis e examinar dados. Encontre uma solução empresarial que tenha funções analíticas e práticas recomendadas incorporadas para que você possa gastar seu tempo examinando os dados que realmente importam.
2. Rapidez de análise é essencial No antigo modelo de business intelligence, as empresas geralmente dependiam das equipes de TI para examinar os dados e gerar relatórios. Por isso e pelo fato de que os softwares eram mais lentos e menos eficientes, o processo de análise de dados podia demorar semanas. Isso mudou.
Considere uma pequena empresa na qual, como em muitas outras, o proprietário tenha que desempenhar várias funções. Análise de dados fácil e rápida pode reduzir o tempo de conclusão de projetos, permitindo que outras tarefas sejam executadas.
Ellie Fields, da Tableau (Foto: Divulgação)
3. Adote uma abordagem visual O cérebro humano está programado para processar informações visualmente, o que torna a visualização uma das melhores maneiras de examinar e entender dados, principalmente ao apresentá-los a clientese investidores.
Encontre uma solução que torne as visualizações simples e que incorpore as melhores práticas de design para que você possa se concentrar em seus dados, e não em formatar um gráfico ou selecionar uma cor para uma linha de tendência.
4. Utilize a nuvem, mas não dependa totalmente dela Os proprietários de pequenas empresas devem buscar uma solução flexível, que lhes permita trabalhar na nuvem e com dados localmente (ou com uma combinação dos dois). Trabalhar na nuvem traz grandes benefícios para pequenas empresas: há menos infraestrutura para ser implantada, a acessibilidade é quase universal e a segurança é de primeira linha. Porém, às vezes, uma solução local talvez faça mais sentido.
Busque uma solução que não impeça sua empresa de aproveitar por completo a computação em nuvem, mas que também permita armazenar os dados localmente. Diversas empresas buscam uma configuração híbrida de nuvem e ambiente local para atender a necessidades variadas. As pequenas empresas precisam tomar decisões orientadas por dados com frequência, e a solução deve ser flexível o suficiente para permitir isso.
* Ellie Fields é vice-presidente da Tablefonte
Matéria indicada pelo Diretor Comercial Arison Danziger
Fonte: http://revistapegn.globo.com/Dia-a-dia/noticia/2015/05/saiba-como-usar-o-big-data-em-seu-negocio.html