'Zuckerberg italiano' quis 'criar meritocracia' com rede Egomnia

Portal de empregos de Matteo Achilli conecta empresas e jovens talentos. Empresário palestrou na Campus Party 2015 nesta quinta-feira (5).


'Zuckerberg italiano' quis 'criar meritocracia' com rede Egomnia

O negócio de Matteo Achilli não é contribuir com a formação pessoal ou profissional de talentos escondidos. O empresário, chamado de "Zuckerberg italiano" em referência ao criador do Facebook, é direto e reto, e quer conectar os melhores aos melhores com seu portal de empregos Egomnia. "Por que não existe um ranking de pessoas? Eu tive essa ideia porque quis criar meritocracia", afirmou Achilli em sua palestra nesta quinta-feira (5), na Campus Party 2015.

O jovem italiano virou notícia em 2012, quando, com apenas 19 anos, lançou o Egomnia. Com base em vários fatores, o site dá uma nota aos candidatos cadastrados e sugere aqueles que seriam mais indicados para uma determinada vaga. Atualmente, o site possui 330 mil membros e 8 mil empresas cadastradas só na Itália, e deve chegar ao Brasil em março como parte da sua expansão internacional.

"'Ego' significa 'eu' em latim, e 'mnia' significa tudo", disse Achilli em palestra "no gogó", sem projeções ou "cola" nas mãos. "Meu sonho profissional é levar o Egomnia a ser uma das maiores plataformas de busca do emprego do mundo. E talvez a ser a maior empresa italiana de tecnologia". Ele tem por onde.

O "Zuckerberg italiano", apelido que não o incomoda – "me ajudou muito com a mídia" – contou durante sua fala das origens do site na faculdade, e de como o Egomnia foi beneficiado pelo "hype" gerado em 2012.

 

"No campus, eu conheci um centro de mídia controlado por estudantes. Fui lá e falei sobre Egomnia. E contei a minha história", disse Achilli, que contou com um investimento inicial de 10 mil euros para pagar estudantes de engenharia de software pela programação do site.

"[Depois] meu desenvolvedor me ligou dizendo que tínhamos 5 cadastros por minuto. Em um domingo. Então percebi que o artigo escrito pelo jornal da faculdade me ajudou. Eu era praticamente o primeiro 'startuper' italiano. Recebi muita atenção da mídia italiana".

Achilli já é considerado por muitos a nova grande cara do empreendedorismo digital, como ele mesmo diz – "A 'Business Insider' me incluiu na lista de pessoas mais poderosas da tecnologia em 2014". Apesar disso, ele ainda se considera "só no começo" e prepara a expansão do Egomnia para terras além Itália com muito pensamento positivo.

"Eu comparo ao código binário: você pode ser 0 ou 1. Os jovens trabalham para ser o número um. Eu fiz todas essas coisas na minha vida porque quero ser o número um".

 

Matéria sugerida por Marlon Vinícius - Diretor de Tecnologia

Fonte: http://g1.globo.com/tecnologia/campus-party/2015/noticia/2015/02/zuckerberg-italiano-quis-criar-meritocracia-com-rede-egomnia.html

 

Talvez você goste:

Art Café
  • Publicado em
  • 05/12/2023
Art Café
Canal SOITIC
  • Publicado em
  • 09/03/2023
Canal SOITIC
Plano de Saúde
  • Publicado em
  • 19/08/2014
Plano de Saúde
COMUNICADO
  • Publicado em
  • 14/08/2014
COMUNICADO