- Publicado em
- 28/12/2023
Carregando...
Um vídeo divulgado nas redes sociais às vésperas das comemorações dos 70 anos da fim da Segunda Guerra Mundial oferece uma visão inédita da vida em Berlim -- e do grau de destruição em que a capital alemã foi deixada -- nos meses após o conflito e a queda do nazismo.
As gravações, muitas delas inéditas, foram restauradas e coloridas por Konstantin von zur Mühlen, presidente e fundador do grupo Chronos Media, que obteve acesso a arquivos históricos.
O dia 8 de maio marca o dia da rendição alemã. A Europa relembrará a data com três dias de comemorações.
As gravações, de julho de 1945, combinam imagens de um dia a dia aparentemente calmo, com pessoas de bicicleta e fazendo compras entre os destroços deixados pelos bombardeios, com as de monumentos históricos como o Portão de Brandemburgo, o Reichstag e a Potsdamer Platz destruídos.
Na época, Berlim já estava dividida entre quatro zonas pelos Aliados, e a sinalização em russo já havia sido erguida no setor controlado pelos soviéticos.
Os bondes já circulam pela Alexanderplaz, enquanto soldados e civis se locomovem pela cidade.
Também são vistas as míticas "Trümmerfrauen" -- as "Mulheres dos Escombros", que teriam ajudado a reconstruir a cidade com as próprias mãos. Hoje, esse mito já é contestado.
Nos minutos finais, imagens do Sportpalast (Palácio do Esporte) são sobrepostas com o áudio do famoso discurso da "Guerra Total", pronunciado por Joseph Goebbels naquele mesmo local, apenas dois anos antes.
O vídeo é encerrado com imagens aéreas do boulevard Unter den Linden. Prédios inteiros esburacados e derrubados pelas bombas e carros incendiados ocupam a hoje arborizada região.
O UOL fez uma seleção de trechos do vídeo, para assistí-los clique aqui.
Fonte: http://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2015/05/08/video-restaurado-revela-vida-e-destruicao-na-berlim-pos-guerra.htm