- Publicado em
- 28/12/2023
Carregando...
No dia 5 de maio é celebrado o Dia Internacional da Língua Portuguesa e da Cultura da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).
Hoje em dia, cerca de 250 milhões de pessoas falam o português. A língua de Camões é falada em todos os continentes, e é a língua oficial de oito países: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe. Trata-se da quinta língua mais falada em todo o mundo, sendo o Brasil o maior deles, com mais de 190 milhões de pessoas. Não oficialmente, o português também é falado em Goa, na Índia (possessão portuguesa até o início dos anos 1960) e em Macau (território chinês administrado pelos portugueses até 1999).
A língua é a expressão da identidade e da cultura de um povo. O português foi trazido para o Brasil durante a colonização e aqui se misturou com as palavras dos dialetos indígenas e africanos. Hoje, o português é falado de formas diferentes pelas diversas regiões do país e está sempre se renovando. Por tudo isso, é muito importante valorizar a última flor do Lácio.
Entre muitas peculiaridades, a língua portuguesa tem três datas de comemoração: dia 5 de maio, 10 de junho (data em homenagem ao aniversário de morte do escritor português Luís de Camões) e 5 de novembro (homenagem ao aniversário de nascimento de Ruy Barbosa, membro fundador da Academia Brasileira de Letras).
Entre as atividades promovidas na data, destacam-se as apresentações musicais, esportivas e literárias, mostras de cinema e de fotografia, feiras de livros e conferências sobre aspectos da realidade dos países lusófonos, com o objetivo de promover uma política cultural comum da CPLP.
Fonte: http://redeglobo.globo.com/globocidadania; http://educarparacrescer.abril.com.br;