- Publicado em
- 28/12/2023
Carregando...
Uma instituição tão importante para o mundo não poderia deixar de ser homenageada. No dia 15 de março, comemoramos o Dia da Escola. Depois do contato familiar, é a escola que exerce os papeis mais importantes na vida das crianças, como a alfabetização e o dever de preparar os pequeninos para a vida em sociedade.
O termo escola vem do grego “skholê”, que significa descanso ou lazer. Então a escola antigamente era ambiente apenas de lazer? Não é bem assim! A explicação é que na Grécia Antiga as atividades de estudo, pesquisa e filosofia eram exclusivas das pessoas que não exerciam trabalho braçal, ou seja, dispunham de tempo livre.
Os jesuítas tiveram um importante papel na fundação das primeiras escolas no Brasil. Em 1779, eram 17 Colégios, 25 Casas Jesuítas e 36 Missões realizando a prática da formação religiosa, cultural, cívica e moral dos filhos dos colonizadores, indígenas e, principalmente, da elite que liderava a sociedade da época.
Hoje, com a necessidade de colocar as crianças cada vez mais cedo em escolas, os pais precisam ter a certeza que a instituição vá prover à criança educação de boa qualidade, alimentação e recreação durante o período que seus filhos estarão na escola.
Uma nova modalidade de ensino vem ganhando a cada dia mais credibilidade: as escolas em tempo integral. Atualmente, mais da metade dos estudantes brasileiros da educação básica estão na rede integral. Entre as vantagens está a melhora do rendimento do aluno, a implantação da prática de esportes e a ocupação do tempo ocioso.
Falando em Tecnologia...
A tecnologia já faz parte do cotidiano de muitas salas de aula brasileiras. Nessas escolas, as lousas tradicionais foram substituídas pelas digitais, e os alunos podem acessar a internet de suas carteiras. Um exemplo é a nova plataforma nacional digital, que está sendo elaborada pelo MEC (Ministério da Educação), em parceria com secretarias e organizações sem fins lucrativos, a experiência com a tecnologia se tornará ainda mais presente, apoiando professores e alunos na construção do conhecimento.
Com a incorporação da tecnologia no ensino, a aprendizagem acontece além da sala de aula. Até mesmo as redes sociais podem – e devem! – ser adotadas como meios para o desenvolvimento de atividades educativas. Com elas, é possível estreitar os laços entre professores e alunos e possibilitar mais autonomia para o estudante ir em busca de novos conhecimentos. O resultado disso não pode ser outro: alunos mais interessados e aprendizado garantido.
Os games
“Gamificação”. Se você ainda não conhecia essa palavra, saiba que ela estará cada vez mais presente quando o assunto for “educação”. Os especialistas são unânimes quanto aos benefícios do uso de games com conteúdos didáticos na aprendizagem.
Além de propiciarem uma interação maior do aluno, contribuindo ainda mais para a assimilação do conteúdo estudado, os jogos são atraentes, motivadores e instigam os estudantes a alcançarem o seu potencial máximo. Nada melhor e mais eficaz do que aprender se divertindo.