Maior evento de odontologia e voluntariado do mundo


Maior evento de odontologia e voluntariado do mundo acontece em Poços de Caldas (MG) entre 14 e 17 de novembro e tem como lema Cuidar, Sorrir, Amar. Com a participação de cerca de 1.000 pessoas, entre dentistas, palestrantes e personalidades, o encontro será permeado pelo tema “O cuidar de si: iluminação e cura na Grécia Antiga”. Todos unidos pela missão de promover a inclusão e de inspirar as pessoas a assumir posições transformadoras em relação à saúde.

 

Para unir forças, buscar inspiração e avançar na missão de promover a inclusão social por meio da saúde bucal, a Turma do Bem (TdB) – maior rede de voluntários especializados do mundo – realiza entre 14 e 17 de novembro a 12a edição do Sorriso do Bem, evento que reúne em Poços de Caldas (MG) cerca de 1.000 pessoas em palestras técnicas e motivacionais, exibição de filmes, festas, exposições e shows. O encontro abre espaço também para as premiações Melhor Dentista do Mundo – voluntário que mais trabalhou para a democratização do acesso à odontologia – e Estudante do Bem – aquele que produz o melhor painel com um relato de um caso clínico mostrando a realidade social e odontológica de jovens de baixa renda.

Com o lema Cuidar, Amar, Sorrir, o objetivo do evento é mobilizar, engajar e inspirar a rede – que conta hoje com 17.100 dentistas voluntários em 14 países –, para ampliar o impacto social na vida dos beneficiários, em defesa do sonho de milhões de brasileiros de ter acesso a dentistas. O desafio é imenso: 40 milhões de pessoas hoje no Brasil não vão ao dentista por problemas financeiros; e 16 milhões perderam os dentes. A Turma do Bem foi oficializada como Oscip em 2002 e atende de forma voluntária milhares de crianças e adolescentes de 11 a 18 anos do Brasil, América Latina e Portugal.

Especialistas, atores, artistas e personalidades, todos engajados na causa, compõem a programação. Rodrigo Lopez, ator e pesquisador, ministra o curso cujo tema permeia e inspira todo o evento: Cuidar de si: iluminação e cura na Grécia Antiga. O médico e cientista Beny Schmidt, diretor e fundador do Laboratório de Patologia Neuromuscular da Escola Paulista de Medicina, que chefiou o maior mapeamento de doenças musculares do mundo, também retoma a Grécia Antiga ao abordar o mito da Fênix em sua palestra intitulada Qualidade de vida e o mito da Fênix de renascer das cinzas. O encontro tem ainda palestras do escritor amazonense Milton Hatoum, vencedor do Prêmio Jabuti em 2009, que fará o lançamento do romance A Noite da Espera; da jogadora Magic Paula; de Luciana Quintão, fundadora da ONG Banco de Alimentos; de Robinson Shiba, profissional dentista que criou a rede de fast-food China in Box; do escritor Marco Aurelio de Moura, que fala sobre a intolerância na internet; e da consultora Gleice Oliveira, que discute técnicas Disney para encantamento, palestra que compõe o Ciclo Odontológico, que acontece durante o Sorriso do Bem. Na noite de entrega do prêmio Melhor Dentista do Mundo, dia 16, Pabllo Vitar e Mark Lambert comandam o show. A apresentação do evento será da Morelli Ortodontia.

“Criei o projeto Dentista do Bem baseado em uma aflição. Ao realizar palestras em escolas públicas, em 1995, com foco na prevenção de problemas odontológicos, as mães mostravam a terrível situação bucal dos filhos – e a prevenção já não adiantava mais. Basta dizer que no Brasil há apenas uma escova de dente disponível por ano, por família”, afirma o cirurgião-dentista Fábio Bibancos, diretor do Instituto Bibancos de Odontologia e presidente voluntário da Turma do Bem. Foi então que ele resolveu unir 15 colegas e, juntos, passaram a atender gratuitamente alguns casos nos consultórios. A TdB já atendeu mais de 70 mil jovens no Brasil, 750 mulheres vítimas de violência e mais de 300 jovens que participam de capacitação profissional.

“Na Grécia antiga, a cura era algo intrínseco à cultura e com o passar do tempo perdemos essa referência”, diz Bibancos, razão pela qual o evento resgata essa época. “Queremos que não só os dentistas, mas a sociedade de um modo geral possa debater o tema de forma inovadora, assumindo posições transformadoras que promovam a inclusão, a saúde e o bem-estar das pessoas, especialmente da baixa renda. A Turma do Bem, desde o seu início, vê os seus beneficiários como um todo e pensa na saúde como aumento da autoestima, socialização, empregabilidade e da felicidade. Por isso o lema Cuidar, Amar, Sorrir e a importância do cuidar de si para cuidar dos outros”, destaca Bibancos. Por essa razão também, o evento terá ações de interação com a cidade.

As palestras de Rodrigo Lopez terão esse fio condutor – falam da iluminação pessoal, de como encaminhar o pensamento e chegar a uma cura diária. A cura não está apenas relacionada à medicina mas a características da pessoa como um todo. É um chamado também para o questionamento de verdades absolutas e da intolerância hoje tão comuns nas redes sociais. Lopez propõe um mergulho na antiguidade grega como antídoto, considerando que a Grécia é uma possibilidade de se abrir para o conhecimento e de reverenciar sentimentos profundos.

A própria escolha de Poços de Caldas, cidade histórica, foi estratégica, já que o município remete ao espírito de cura da Grécia antiga, integrando opções de lazer e diversão com o poder curativo de suas águas sulfurosas. Um cenário perfeito para o resgate da sabedoria dos helenos, que consideravam os banhos uma prática de prazer, saúde e espiritualidade.

______

Serviço:

Sorriso do Bem 2017

14 a 17 de Novembro de 2017

Palace Hotel

Poços de Caldas / MG

Rodrigo Lopez – Pesquisador e ator formado pela Escola de Arte Dramática EAD, ECA-USP (1991-1995) com especialização na cadeira de Teatro Grego. Realizou parte de sua formação – como aluno convidado – no Institut Del Teatre de Barcelona (1996). Trabalha como ator profissional há 20 anos principalmente em teatro e televisão. Rodrigo Lopez realiza no Sorriso do Bem 2017 seu ciclo de quatro palestras intitulado O cuidar de si: iluminação e cura na Grécia Antiga. Lopez mergulha na antiguidade grega para trazer à tona respostas para alguns males contemporâneos, entre eles a intolerância e superficialidade.

________________

Sobre a Turma do Bem

A Turma do Bem (www.turmadobem.org.br) é a maior rede de voluntariado especializado do mundo, com 17 mil dentistas atuando em 14 países. Oferece atendimento odontológico gratuito à população de baixa renda em condição de vulnerabilidade social e com graves problemas bucais: jovens de 11 a 18 anos, com o projeto Dentista do Bem; e mulheres vítimas de violência doméstica, por meio do Apolônias do Bem. Com a expansão internacional da TdB, foi criado o prêmio Melhor Dentista do Mundo, para reconhecer o profissional que mais fez pelo próprio município, ou seja, além de atender a jovens e crianças, fez a diferença na sua cidade e região, conquistando mudanças nas políticas públicas, espaços na imprensa, divulgações do projeto e o aumento de parcerias e voluntários. Em 15 anos, a Turma do Bem impactou mais de 70 mil jovens e 750 mulheres. A proposta da Turma do Bem é promover a inclusão social por meio do sorriso, oferecendo não só tratamentos odontológicos e ortodônticos  mas o resgate da autoestima e a possibilidade de uma vida plena. Estima-se que o retorno para sociedade com os tratamentos aproxime-se hoje de R$ 1 bilhão.  A Turma do Bem tem um modelo inovador de gestão, baseado no voluntariado, caracterizado pela fácil reprodução e pelo baixo custo para a organização. Por seus projetos, a OSCIP ganhou o prêmio Empreendedor Social da Schwab Foundation; tornou-se fellow da Ashoka; foi reconhecida pela Organização das Nações Unidas e escolhida pela fundação filantrópica Epic Foundation para integrar o primeiro portfólio de instituições que investem em alto impacto social.


Contato Comercial 0800 707 5900
Contato de Assistência 0800 704 1133
Fixo Geral 35 3729 9900
www.soitic.com
       
Todos os direitos reservados - Indoor Web é uma marca sob os direitos do Grupo Soitic.