ATENÇÃO ao Ransomware


Ransomware é um tipo de malware que restringe o acesso ao sistema infectado e cobra um valor de "resgate" para que o acesso possa ser reestabelecido.[1][2]

Um exemplo deste tipo de malware é o Arhiveus-A, que compacta arquivos no computador da vítima em um pacote criptografado. Depois, informa que os arquivos somente poderão ser recuperados com o uso de uma senha de 30 dígitos que a vítima receberá após efetuar sua compra em um site do atacante. Trata-se de um golpe ou de fato uma ação extorsiva, pois os crackers podem fornecer, ou não, o código HASH para decriptar os arquivos após o pagamento de "resgate".

Os Ransomwares não permitem acesso externo ao computador infectado como os trojans, a maioria é criada com o propósito comerciais, geralmente são detectados pelosantivírus com uma certa facilidade pois costumam gerar arquivos criptografados grandes, embora alguns possuam opções que escolhem inteligentemente quais pastas criptografar, ou então, permitem que o atacante escolha quais as pastas de interesse.

Acompanhe a matéria enviada pelo www.showmetech.com.br

 

Ransomware – Apple tem primeiro caso no OSX

Ransomware-Transmission
Primeiro ransomware conhecido a infectar o MacOS foi descoberto esta semana.

Usuários do OSX que fizeram download do aplicativo de Torrents Transmission se tornaram as primeiras vítimas reportadas de um ransomware no sistema operacional da Apple.

 Ao baixar o aplicativo os usuários acabavam instalando junto um aplicativo chamado “KeRanger”, um malware que depois de 3 dias criptografa todo o HD e demanda que o usuário pague uma quantia em dinheiro para ter seus dados de volta.

Os ransomwares ficaram mais conhecidos nos último meses quando um hospital em Los Angeles Califórnia teve seu sistema de computadores infectados e foi obrigado a pagar U$ 17.000,00 para um grupo desconhecido para obter seu acesso de volta.

O caso do Transmission marca o primeiro ransomware a efetivamente funcionar no OS X. Empresas de segurança, como a Kaspersky Labs, já haviam notificado em 2014 a respeito de um parte de código no OS X que não havia sido terminado e que permitiria este tipo de ataque.

A reação da Apple no entando foi bem rápida, após ter sido reportado o problema no dia 4 de Março, a empresa revogou os certificados do aplicativo tornando assim impossível a instalação no OS X. O Transmission Project que é responsável pelo app open-source também lançou uma nova versão limpa para os usuários, e recomendou que os mesmos atualizassem assim que possível.

Ransomware – O que é isto?

Ransomwares são um tipo de vírus de computador que ao ser instalado bloqueia alguma função do sistema, fazendo com que o usuário tenha que pagar uma determinada quantia para receber o acesso novamente, este tipo de malware vem se popularizando e já existem mais de 35 tipos reportados por empresas de segurança como a Northon Security e a Kaspersky Labs.

Infelizmente a melhor forma de se proteger contra eles é sempre baixar aplicativos de fontes conhecidas e manter sempre seu sistema operacional atualizado.


Contato Comercial 0800 707 5900
Contato de Assistência 0800 704 1133
Fixo Geral 35 3729 9900
www.soitic.com
       
Todos os direitos reservados - Indoor Web é uma marca sob os direitos do Grupo Soitic.